Buscar
  • GMA Creative Firm

INDEPENDENCE DAY

Havia um nome e havia o vinho da Madeira.

A estratégia de posicionamento que começou com um manifesto de Independência no século XXI



O nome “Independence Day” legitimava-se, antes de mais, pela participação do Vinho Madeira na assinatura da Declaração da Independência dos EUA e pela criação de um país novo. Mas a visão para esta marca está na contemporaneidade. O hino de 1776 deu lugar a um manifesto aplicado a um sem número de situações, em permanente renovação e reinvenção. Independence Day Your Independence is your Identity, celebrate it with Madeira wine foi o mote para que esta se tornasse a marca eleita para celebrar nascimentos, mudanças de vida, casamentos, divórcios, primeiras casas, primeiros empregos, viagens, decisões finalmente tomadas, saltos no escuro ou passos arriscados.



Além da garrafa, da marca, do universo gráfico e design associados, criou-se um Manifesto verbal e visual que abarca múltiplas possibilidades de “independência”, para que um maior número de potenciais consumidores nelas se revejam. Para a divulgação foi eleito o premiado fotógrafo Hugo Suissas, por olhar para os objectos e paisagens do quotidiano de uma forma surpreendente e inusitada, procurando dar também um incentivo à internacionalização do talento em Portugal.



VIAGEM AOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA


Procuraram-se espíritos (e estilos) independentes para personalizarem momentos de independência em solo americano e encontraram-se: As a Marine for 20 years (...) I want to say, with tears in my eyes, that these days are important to remind ourselves that someone out there lost his/her life for us. It is an honorable remembrance to remind all generations to come." William Davila Jr, aka, GreyFox numa loja de tatuagens contou o significado do Dia da Independência para um ex-Marine. Os pais de Jill, que celebrava a sua formatura, partilharam o sentido da Independência: “Seeing her becoming more and more independent toward different and new milestones.” Entre muitos outros contactos surpreendentes, foi ao contrabaixista de jazz que tocou com Miles Davis, Ron Carter, que a primeira garrafa de Independence Day foi oferecida nos EUA, após a apresentação ao Embaixador de Portugal em Washington DC.




PLATAFORMA ONLINE E MODELO DE NEGÓCIO